NOSSA HISTÓRIA 

A história da Ensaio Estúdio Fotográfico começou em dezembro de 1991 quando Gustavo e Roberto Camponogara fundaram a empresa. Desde o início, os irmãos seguiram seus espíritos empreendedores e apostaram em ideias inovadoras e criativas. O que tornou a Ensaio uma referência no mercado brasileiro. Uma empresa baseada não só no profissionalismo, mas também no talento, no olhar crítico e na sensibilidade fundamentais para quem trabalha com registro de imagens.   

Nos primeiros anos, a atuação se concentrava nas fotografias de estúdio e moda, além da cobertura de casamentos e bailes de debutantes.  Em 1993, a Ensaio passou a trabalhar também no segmento de formaturas, no qual se destacou pelo pioneirismo: foi a primeira empresa do Estado a transmitir em tempo real imagens editadas via telão por meio de uma swchiter de produção ao vivo (1994). Ainda no mesmo ano, produziu o primeiro videoclipe de abertura de formatura (Curso de Medicina da UFSM) e o primeiro documentário em homenagem aos pais visto no Brasil. Em 1997, foi a primeira empresa da região a adquirir um mini-lab francês para impressão de seus próprios trabalhos e revelação de fotografias de clientes.  Em 1999, a Ensaio expandiu sua área de atuação para a região norte do Estado. Para isso, adquiriu novos equipamentos, veículos, e aumentou o quadro de colaboradores. No ano de 2005, a Ensaio adquiriu uma sede própria com amplas e modernas instalações.

Hoje, atende a diversas instituições de ensino superior em todo o Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Revista Fhox- referência nacional no ramo- deu seu parecer: "A Ensaio hoje se tornou uma das referências nacionais na fotografia de formaturas. Moderna como os formandos, a empresa de Santa Maria renova mix de produtos."